terça-feira, 28 de agosto de 2012

MIMO no CEMO

MIMO NO CEMO

           A MIMO, Mostra Internacional de Música de Olinda acontecerá no período de 03 a 09 de setembro de 2012. Segue abaixo a programação da "MIMO no CEMO", como também o concerto da nossa Banda Sinfônica do CEMO a qual este ano estréia na MIMO.

WORKSHOPS:

1 - PERCUSSÃO

Cyro Baptista


DATA: 07/09/2012
HORA: 10h
LOCAL: CEMO

É um dos músicos brasileiros de maior destaque atualmente no cenário internacional. O percussionista desembarcou nos Estados Unidos em pleno boom da world music, na década de 1980. Participou da gravação de álbuns antológicos, como “Gershwin’s world", de Herbie Hancock, e “Rhythm of the saints”, de Paul Simon. Tocou e excursionou com uma infinidade de artistas, a exemplo de Gato Barbieri, Yo-Yo Ma, Wynton Marsalis, John Zorn, Laurie Anderson, Milton Nascimento, Marisa Monte e Ivan Lins. Elogiado pela crítica internacional por seu talento e criatividade, alcançou sucesso com o grupo de percussão e dança Beat the Donkey. Na MIMO, apresentará o aclamado disco “Villa-Lobos/ Vira Loucos”, em que faz uma mistura inebriante da rica obra do genial brasileiro com suas composições.


2 - ALTA VIRTUOSIDADE

Duo Milewski




DATA: 07/09/2012
HORA: 10h
LOCAL: CEMO
Um dos mais experientes duos de música erudita em atuação no Brasil e no exterior, seu repertório abrange desde as grandes obras do repertório tradicional até as criações contemporâneas para esta formação, muitas feitas para a dupla. Paralelamente aos recitais clássicos, se dedicam também à música popular e ao jazz, oferecendo ao público programas sempre muito ricos. Em complemento a esta intensa atividade, participam da Etapa Educativa da MIMO,  levando a música clássica a crianças da rede de ensino. O violinista polonês Jerzy Milewski e sua mulher, a pianista brasileira Aleida Schweitzer se conheceram quando ela foi a Varsóvia aprofundar os conhecimentos pianísticos. Jerzy graduou-se e fez mestrado na Academia de Música de Varsóvia e foi solista da Orquestra de Câmara da Filarmônica Nacional da Polônia.


3 - Alegria nos Dedos – Experiências de Criação Musical


Arismar do Espírito Santo




DATA: 08/09/2012
HORA: 15h
LOCAL: CEMO


Compositor e multi-instrumentista, foi eleito pela revista “Guitar player” como um dos dez melhores guitarristas e violonistas do Brasil, em 1998. Com o primeiro disco solo, recebeu o Prêmio Sharp. Em 37 anos de carreira, atua em shows e gravações, ao lado de grandes nomes da música, como Hermeto Pascoal (saiu em turnê com o “Bruxo” por sete países europeus), Dori Caymmi, João Donato, Paquito D’Rivera, Toninho Horta, Ivan Lins, Leny Andrade, Hugo Fattoruso e George Benson. Há mais de dez anos, ministra master classes, faz concertos em universidades do Brasil e dos EUA e se exibe em festivais mundo afora. Na MIMO, lançará o CD “Alegria nos dedos”, mostrando ao público temas de vários gêneros (samba, jazz, afoxé, choro-canção, xote, valsas), protagonizados por diferentes instrumentos.


 4 -Viola Brasileira

Ivan Vilela


DATA: 09/09/2012
HORA: 10h
LOCAL: CEMO

Professor de viola caipira e História da Música Popular Brasileira da Faculdade de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, o premiado artista foi diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas. Compositor, pesquisador de cultura popular e consultor do Museu da Pessoa, no projeto de criação do portal sobre o Clube da Esquina (2004), é autor da ópera caipira “Cheiro de mato e de chão”, a partir do libreto de Jehovah Amaral. Mineiro de Itajubá, caçula de 11 filhos, ganhou do pai o primeiro violão e teve aulas com Amaury Vieira. Iniciou carreira aos 18 anos como integrante dos grupos Pedra e Água Doce. Trocou a faculdade de História pela de Composição Musical da Unicamp, onde se formou e fez mestrado. Desde os anos 1990, dá aulas em universidades e faz concertos pela Europa. Endorsed das cordas Giannini, é idealizador da ONG Núcleo da Cultura Caipira.

CONCERTO

 BANDA SINFÔNICA DO CEMO


DATA: 08/09/2012
HORA: 18h 
LOCAL: Igreja São João dos Militares (Olinda/ PE)

Regida por Nilson Lopes, é formada por 40 músicos, que apresentam um repertório que vai da música popular brasileira à erudita. Fundado em 1982 e dirigido por Anaide da Paz, o CEMO destina-se à formação musical erudita de nível médio e oferece cursos para todos os níveis, do inicial aos de aperfeiçoamento.  As exibições regulares da banda sinfônica nas escolas públicas de Olinda tornaram-se uma rotina inovadora para crianças e adolescentes, visando à ampliação do acesso à música de qualidade, a capacitação e a profissionalização desses alunos. Hoje, são 31 as escolas beneficiadas. O projeto proporciona formação para professores oficineiros de Canto Coral, Percussão e Bandas Fanfarras, dos programas Mais Educação e Escola Aberta. A banda realiza dois concertos mensais nas escolas e encontros didáticos para seus alunos na própria sede.




2 comentários: