quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PROGRAMAÇÃO - SETEMBRO 2010



MIMO PARA INICIANTES

Violinista Jerzy Milewski
&
Pianista  Aleida Schweitzer.
Data: 02/09/2010 (Quinta-feira)
Hora: 16h30min
Local: Auditório do CEMO

 
WORKSHOPS


A MIMO promove encontros informais entre os artistas que se apresentam na Mostra e o público, que pode ser formado por músicos e também por leigos. É uma exclusiva oportunidade de trocar experiências relacionadas à atividade musical como métodos de estudo, cuidados com os instrumentos e particularidades da carreira e do cenário musical. O objetivo deste encontro é estimular a criação musical, a busca por uma linguagem própria, conhecimento de instrumentos e o estudo de repertório de diversas origens.

VIOLÃO
Professor: DUOFEL
Um dos patrimônios da música instrumental brasileira, o Duofel é formado por Luiz Bueno e Fernando Melo. Na brilhante trajetória artística, acumulam mais de 30 anos de carreira, vários prêmios e apresentações de sucesso no Brasil e nos principais festivais da Europa. Em 2001 tocaram ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica, interpretando algumas de suas composições orquestrais e foram finalistas do Prêmio VISA de MPB. Em 2002 ganharam novas influências a adicionaram a viola nordestina de 10 cordas e a música eletrônica ao seu repertório. Lançaram em 2010, o disco “Duofel Plays The Beatles”, onde o lirismo desses dois tocadores de viola vem à tona.
Data: 02/09/2010 (Quinta-feira)
Hora: 14h às 17h
Local: CEMO – Sala de Canto Coral

VIOLÃO
Professores: SELMER # 607

Se Django Reinhardt fosse vivo, estaria fazendo cem anos e provavelmente ainda tocaria seu violão Selmer # 503. A sonoridade do instrumento é semelhante à do Selmer # 607, modelo que inspirou Ghali Hadefi, David Gastine, Adrien Moignard, Sébastien Giniaux, Richard Manetti (violões) e Jérémie Arranger (contrabaixo acústico) a montarem um coletivo de jazz manouche, também conhecido como jazz cigano. Com menos de 30 anos e dois discos gravados, esses seis garotos da França já se consagraram por seu virtuosismo. Em seu concertos, fazem releituras de Miles Davis, John Coltrane, Richard Galliano e, claro, Django Reinhardt.
Data: 05/09/2010 (Domingo)
Hora: 14h às 17h
Local: Auditório do CEMO

ACORDEON
Professor: Marcos Nimrichter
O pianista e acordeonista da vez é Marcos Nimrichter, que aos 14, dez anos depois de começar a tocar, já era profissional. Além de piano clássico, desenvolveu gosto por jazz, choro e MPB. Sua estreia no mercado discográfico aconteceu em 2002. Recentemente, o músico tocou com a banda Ouro Negro no Lincoln Center, em Nova York, e participou do CD do guitarrista Victor Biglione, "Tangos Tropicais", produzido por Nelson Motta. Atualmente, além de apresentador da nova temporada do Estúdio 66, programa que reestréia em agosto no Canal Brasil, Nimrichter sobe ao palco com o show Afrosambajazz, que revisita a música de Baden Powell.
Data: 06/09/2010 (Segunda-feira)
Hora: 9h às 12h
Local: CEMO –Sala da Banda


BATERIA
Professor: Jurim Moreira
O percussionista de São Paulo se apresentou pela primeira vez aos oito anos, em um programa de rádio apresentado por seu pai. Quatro anos depois, ingressou no Conservatório do Brooklin Paulista para estudar piano e bateria, suas duas paixões. Como percussionista profissional, integrou a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre os festivais dos quais participou, estão o Nyon Jazz Festival, Montreux Jazz Festival e o North Sea Jazz Festival. Jurim Moreira emprestou seu talento a nomes como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Maria Bethânia, João Bosco, Roberto Carlos e muitos outros.
Data: 06/09/2010 (Segunda-feira)
Hora: 9h às 12h
Local: Auditório do CEMO

CAVAQUINHO
Professor: Henrique Cazes
Multinstrumentista autodidata, entre 1980 e 1986 integrou a Camerata Carioca onde trabalhou em contato direto com Radamés Gnattali. A partir de 1988 iniciou carreira de solista, lançando vários discos. Domina com destreza vários instrumentos de cordas como banjo, bandolim, viola caipira, cavaquinho e violão tenor. É autor dos livros “Choro do Quintal ao Municipal” e “Escola Moderna do Cavaquinho”. Tem se dedicado especialmente a produção de discos, com vários prêmios recebidos, e a direção de projetos. É fundador do Novo Quinteto, grupo que acompanha Leo Gandelman na MIMO 2010, onde além da direção musical, toca guitarra.
Data: 06/09/2010 (Segunda-feira)
Hora: 9h às 12h
Local: CEMO – Sala de Canto Coral

VIOLÃO E GUITARRA
Professor: João Gaspar
Guitarra, violão, cavaquinho, bandolim, banjo e charango são alguns dos instrumentos que o carioca João Gaspar toca. Sua versatilidade com as cordas o levou a acompanhar Zélia Duncan e Leo Gandelman. Tanto com a cantora quanto com o saxofonista, excursionou pelo Brasil e pelo exterior. Gaspar também conquistou a confiança de Lenine, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Zeca Baleiro e Naná Vasconcelos, artistas com os quais gravou e dividiu o palco. Em seu primeiro disco solo, “Camaleão Carioca”, ele explora também sua capacidade de fazer arranjos e escrever canções. São claras as influências de nomes como Egberto Gismonti, Django Reinhardt e George Benson.
Data: 07/09/2010 (Terça-feira)
Hora: 9h às 12h
Local: Auditório do CEMO





Nenhum comentário:

Postar um comentário