terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eleições Musicais 2012



ELEIÇÕES MUSICAIS - 2012

As eleições musicais são realizadas no CEMO desde 2002. Trata-se de uma atividade pedagógica que criamos para ser desenvolvida com os alunos e alunas das turmas de Apreciação Musical, disciplina do curso de Educação Musical Infantil. Na prática, as classes constituem partidos políticos musicais, cujos candidatos são escolhidos pelas crianças, de acordo com o conteúdo programático a ser estudado, que, via de regra, são compositores da História da Música Erudita Ocidental. Da mesma forma, são elaboradas propostas e são montadas campanhas políticas, resultando na aprendizagem dos temas da disciplina e no exercício da cidadania. 
Tal mobilização se processa de modo lúdico e também em uma atmosfera de muita responsabilidade por parte dos envolvidos, de maneira que o resultado é visualizado através do grande engajamento de professores, alunos, funcionários e pais, os quais são os eleitores de todo o processo. 
O êxito deste trabalho nos preparou para que neste ano, em especial,  devido também à celebração do trigésimo aniversário do CEMO, ampliássemos a nossa área de atuação para as escolas da rede municipal de Olinda, onde tenhamos a presença de professores e professoras licenciados em Música, com o fim realmente de fortalecer o trabalho que está sendo desenvolvido. 

 
PROGRAMAÇÃO


  •   20/09: Abertura das Eleições Musicais – 14h
  •  01/10: Votação - Atração: Grupo Pipoquinha – 14h 
  • 02/10: Votação - Atração: Big-Band – 14h


CONHEÇA OS PARTIDOS DAS ELEIÇÕES MUSICAIS 2012 CEMO 30 ANOS


1)PMB - Partido Música Barroca
Presidente(a) do Partido: Alan Pereira Coelho Leal
Suplente do(a) Presidente(a): Ruan Victor Menezes Vilela
Fiscal: Jonatas Melo Silva
Secretário(a): Artur Pereira Coelho Leal 

Candidatos: 
Prefeito: Antonio Vivaldi
Vice-Prefeito: J. S. Bach
Vereador: G. F. Haendel

Propostas do Partido:
CEMO - Mais oficinas de música; mais livros de música para a biblioteca; estúdio de gravação.
ESCOLAS MUNICIPAIS - Passeios musicais para conhecer museus como o de Luiz Gonzaga; salas de concerto; musicoteca.

Música da Campanha:"Primavera" (da Sinfonia Quatro Estações de Antonio Vivaldi)


2)PMC - Partido da Música Clássica
Presidente(a) do Partido: Pietra Couto Gomes de Lima
Suplente do(a) Presidente(a): Letycia de Sena
Fiscal: Eloisa Maria Dantas de Oliveira
Secretário(a): Nicoly Kelly dos Santos de Lima

Candidatos: 
Prefeito: W. A. Mozart
Vice-Prefeito: L. V. Beethoven
Vereador: J. F. Haydn

Propostas do Partidos:
CEMO - mais professores; fonoteca; tablet para todos os alunos.
ESCOLAS MUNICIPAIS - ingressos gratuitos para assistir concertos musicais; salas equipadas com quadro pautado; instrumentos musicais disponíveis aos alunos.

Música da Campanha:" Serenata nº 13 - KV525 - Allegro" Mozart 



3) PMR - Partido Música Romântica
Presidente(a) do Partido: João Fernando F. Bonfim da Silva
Suplente do(a) Presidente(a): Perci Gomes de Andrade Júnior
Fiscal: Samara Elisa de Carvalho Santos
Secretário(a): Rinaldo da Silva Bento Júnior

Candidatos:
Prefeito: R. Wagner
Vice-Prefeito: F. Liszt
Vereador: F. Chopin

Propostas do Partido:
CEMO - mais concertos; bolsas de estudo; palestra com compositores brasileiros e estrangeiros.
ESCOLAS MUNICIPAIS - passeios escolares para assistir a concertos musicais; campanha para doação de materiais de música (instrumentos, livros); mais professores de música.

Música da Campanha:  "A Cavalgada das Valquírias" (da ópera O Anel dos Nibelungos, de R. Wagner)



Confira as fotos da abertura:









  

terça-feira, 18 de setembro de 2012

CONCERTOS OLINDENSES EM HOMENAGEM AO MAESTRO MÁRIO CÂNCIO


A Banda Sinfônica do CEMO se apresenta mais uma vez no Mosteiro de São Bento nesta quinta-feira, 20 de setembro às 20h, sob a regência do Maestro Nilson Lopes, dentro da programação "CEMO - 30 Anos".


Como solistas convidados teremos o violinista Israel de França (Espanha), o guitarrista Breno Lira, a cavaquinista Maíra Macedo e a bandolinista Moema Macedo.
 
Você é nosso convidado especial!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CEMO É DESTAQUE NO JC!



 

Ensino

Centro de Educação Musical de Olinda comemora 30 anos
Escola foi fundada pelo maestro Mário Câncio

Publicado em 08/09/2012, às 06h07

ad.luna@gmail.com

Sorrisos de satisfação pela lição aprendida, pelo prazer de executar aquelas notas que outrora pareciam tão complicadas. Crianças, jovens, adultos e idosos convivendo em harmonia no Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo), cuja Banda Sinfônica se apresenta hoje, às 18h, na Igreja São João dos Militares, com repertório que vai da MPB à música erudita. O concerto faz parte da programação da 9ª Mostra Internacional de Música de Olinda, é um dos inúmeros eventos que celebram os 30 anos da escola.

“Costumamos comemorar a data a partir da instalação do grupo de trabalho em 10 de novembro de 1982, foi liderado pelo maestro Mário Câncio (falecido em 2008) e encampado pela secretária de Educação Marieta Borges. Ele dedicou-se plenamente ao ideal de levar o ensino musical para todos. Até hoje seguimos com esse pensamento”, explica Anaide da Paz, diretora do Cemo.

A instituição é ligada à Prefeitura de Olinda. Possui 51 professores e 650. Podem ingressar na escola crianças alfabetizadas a partir dos seis anos. O valor da mensalidade é de R$ 40, com a possibilidade do estudante ganhar bolsa. No Cemo não existe idade máxima para quem deseja se aventurar nesse mágico universo e perceber que a música vai além do lazer e do entretimento, como Aneide gosta de salientar. Um exemplo é José Olímpio, 85 anos, aluno de piano há sete anos. “Ao me aposentar, pensei no que iria fazer dali pra frente. Não queria ficar jogando dominó ou tomando cachaça. Então pensei: vou é aprender a tocar um instrumento”, conta seu Olímpio, viúvo há 14 anos, com um radioso e contagiante sorriso.

Sob o olhar e orientações da professora Áurea de Morais, 41 anos, seu Olímpio se concentra e executa Jesus alegria dos homens, de Bach, e My way, clássico da música popular mundial que fez sucesso nas vozes de Frank Sinatra e Elvis Presley. “É uma experiência muito válida, me dá prazer. Os médicos até me falam para eu não parar de estudar porque isso tem feito muito bem à minha saúde”, regozija-se o pai de sete filhos, avô de 15 netos e bisavô de uma criança.

A história do Casarão Cor de Rosa (como o Cemo também é chamado) começou a partir da doação do local pela Prefeitura de Olinda, em 1982. O maestro Mário Câncio convidou crianças carentes do entorno a frequentar as aulas de piano, órgão, flauta e violão. Além do ensino, o kardecista Câncio oferecia aos pequenos alimentação, bolsas de estudos e, com muito esforço, calçados e roupas para os mais necessitados.

Descrito como uma pessoa bastante calma e paciente, Câncio foi regente da Orquestra Sinfônica do Recife, fundou e regeu a Orquestra do Rio Grande do Norte, atuou como professor da Universidade Federal de Pernambuco e foi um dos fundadores do Conselho Regional de Pernambuco da Ordem dos Músicos do Brasil.



"Agradecemos à equipe do JC pela reportagem alusiva ao 30° aniversário do CEMO, homenageando o Maestro Mário Câncio, fundador da nossa querida instituição. Foi emocionante ouvir a abertura do vídeo pelas mãos do nosso querido aluno José Olímpio, 85 anos; ver as crianças em aula com as professoras Laudicéia Oliveira e Fernanda Barreto; e ouvir o frevo tocado pelos professores Roberto Silva (saxofone), Fernando Salomão (bateria), Enock Chagas (trompete) e pelo aluno Alexandre Yamah (trompete).
Parabéns ao CEMO!". Anaide da Paz.